Erro
  • O tema para esta visualização não está disponível. Por favor, entre em contato com o administrador do site.

O Sindicato

       Em março de 1922, foi realizada uma assembléia para fim especial de ser fundada uma sociedade que garantisse e defendesse os estivadores que trabalhavam no Porto de Itajaí, depois de explicada o fim da presente reunião, foi fundada a sociedade “União Beneficiente Estivadores de Itajaí”, sendo em seguida aclamada a seguinte diretoria:


     • Presidente: Polycarpo Fernandes d’Oliveira
     • Vice-Presidente: Joaquim Lopes Corrêa
     • Primeiro Secretario: Dionísio Veiga
     • Segundo Secretario: Plínio Isidro d’Oliveira
     • Tesoureiro: Reinaldo Pereira da Silva


          Que dirigiu a sociedade até a primeira eleição da primeira diretoria efetiva.
          Outro motivo que pode ter levado a fundação da União Beneficiente dos Estivadores foi a presença dos marinheiros-de-linha-de-fora, aqueles que após terem conhecido o exterior através da marinha mercante fixaram-se em Itajaí e passaram a organizar os trabalhadores da Orla Portuária. Entre eles estiveram Joaquim Lopes Corrêa, Dionísio Veiga, Firmino Rosa e José Pereira Neto, todos esses ocuparam cargos na diretoria na União Beneficiente dos Estivadores nas décadas de 20,30 e 40.
          Em Junho de 1933 foi realizada outra assembléia, onde ficou deliberado que o Presidente Dionísio Veiga deveria ir ao Rio de Janeiro para tratar da sindicalização da classe. Os operários da Estiva aguardavam o retorno de Dionísio Veiga com muita ansiedade.
Ao se transformar em Sindicato União dos Operários Estivadores de Itajaí, a assembléia no dia 06-08-1933, foi escolhida uma comissão para tratar de assuntos referentes a abertura da CEBEI (Caixa Especial Beneficiente dos Estivadores de Itajaí), composta pelos seguintes membros: Bernardino Borba, José Mariano Furtado, Joaquim Lopes Corrêa, Arnorldo Corrêa de Mello, Luiz Castro e Antônio Ayroso.
       

      Atualmente o Sindicato dos Estivadores de Itajaí/Florianópolis tem como presidente o Sr. Sau Airoso da Silva, onde a atual diretoria toma posse em Janeiro/2013.